If This Then That

Era pra ser uma simples recomendação na Mini Machina, mas percebi que é uma ótima oportunidade de avaliar um serviço online. Pensei em fazer reviews de filmes, jogos e livros aqui, mas confesso que não imaginava que iria fazer de um site. Embora pareça estranho um post completamente voltado para um serviço que sequer está patrocinando, a razão pela qual optei por isso é que, na minha opinião, um review não deve conter apenas o resumo e avaliação do item deferido, mas mostrar as formas mais interessantes de debulhar o mesmo de modo que possamos aproveitar tudo que nos é oferecido.

IFTTT (‘If This, Then That‘ ou, em português, ‘Se Isso, Então Aquilo’) é um site que vai facilitar sua vida. A idéia dele é extremamente simples e soa até um pouco desnecessária: Unir suas redes sociais e serviços online com ações. Por exemplo, ao atualizar seu status no Facebook, um “gatilho” é disparado, com isso, o site ativa seu Twitter, atualizando-o automaticamente com a mesma mensagem que você acaba de postar no Facebook (ou qualquer outra mensagem).

Esse é só o princípio básico. Se X, então Y. Se Tumblr, então Twitter. Se Youtube, então Tumblr. Se Instagram, então Flickr. Se Facebook, então Email.

Parece simples, bobo e, como muitos desses serviços já incluem essa opção, inútil. Certo?

Errado. Quero dizer, usando dessa forma, realmente é inútil. Mas como eu falei na introdução do post, temos que debulhar (última vez que você viu essa palavra foi numa revista de videogame) o site.

Ao criar uma tarefa, dependendo de que serviço (chamado de canal pelo site) você quer que seja o “This”, é dada diversas opções. O canal Facebook, por exemplo, pode ser ativado quando você atualiza seu status, coloca uma nova foto ou link, altera seu perfil ou é marcado em alguma foto. Já o canal Data e Hora, pode ser ativado, surpreendentemente, em qualquer data e qualquer hora do dia. Outro exemplo, o canal Climático, ativa sempre que estiver nublado, chovendo, nevando ou a temperatura ambiente baixar ou subir ou amanhecer, entardecer… Agora tá soando mais interessante, não?

Uma vez que o “This” está definido, você coloca o “That”, ou seja, a ação que será automatizada. Novamente, cada serviço terá diversas opções, tipo: Colocar um evento no seu calendário, enviar um e-mail com anexo, gerar um arquivo de texto no Dropbox ou Evernote, envia um link para seu Pocket, Instapaper ou Delicious, cria um post pro seu Blogger, WordPress, Tumblr. Fora algumas coisas não disponíveis para nós brasileiros, como enviar SMS ou até mesmo fazer ligações pro seu celular.

Pronto. Agora temos as ferramentas e regras para transformar a internet em uma máquina automata. Eis minhas tarefas favoritas:

Toda foto que você tirar no Instagram, manda pro Dropbox (Backup).

Toda manhã, você recebe um SMS com a temperatura e condição climática.

O dólar está mais caro que R$2,10? Recebo um email me aconselhando a parar com as compras internacionais esse mês.

O dólar está mais barato que R$1,75? Recebo um email me incentivando compras internacionais.

Não posso ver esse vídeo agora, clico em Watch Later e ele envia pro meu Pocket.

Dei nota para um filme no IMDb, manda isso pro meu arquivo de filmes do Dropbox.

Atualizei a MiniMachina, gere um tweet com o título do post (coisa que o Tumblr não faz sozinho).

Mudou a sua imagem de perfil no Facebook? Ok, já mudei a do Twitter pra você também.

Sem wifi e sem 3G? Liga pro ifttt e manda o tweet.

Não sabe onde enfiou seu celular? Manda um e-mail pra ele (ótimo pra quem não tem telefone fixo).

Coloque seus checkin’s no calendário

Tiraram uma foto sua? Manda pra um álbum.

Teve uma idéia genial no meio da rua! Liga pro ifttt que ele gera um arquivo de texto no seu dropbox com sua idéia.

Precisa fugir de uma reunião ou encontro chato? Manda uma mensagem. Seu telefone irá tocar e agora você tem uma desculpa pra sair de onde estiver.

Uma vez que você cria sua tarefa, você pode compartilha-la como uma receita, aqui você pode ver todas.

O site atualmente tem 44 canais e estão trabalhando para adicionar ainda mais, fora mais gatilhos e ações para os já disponíveis.

Concluindo: Mira Machina aprova Ifttt!

Gostou do Ifttt? Conhece algum aplicativo, site ou serviço online que facilita nossa vida? Viu alguma receita no site que te interessou? Deixe um comentário e volte sempre!

#UPDATE!

O IFTTT está de cara nova, atualizado com novas regras e novos canais. Incluindo WeMo, um sistema que permite automatizar sua própria casa, através de sensores. Ou seja, agora você pode até receber um telefonema quando alguém entrar na sua casa, por exemplo. Clique aí embaixo para ver o novo IFTTT.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: